Polícia Civil elucida homicídio contra policial da reserva em Major Vieira

Após investigação por meios cibernéticos, Polícia Civil elucida homicídio praticado contra o policial militar da reserva Sergio Roberto Lezan e realiza a prisão do autor intelectual.

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da DIC – Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas-SC, coordenada pelo Delegado de Polícia Civil Darci Nadal Junior, em ação integrada com a Agencia de Inteligência do 3º BPM, após árduo e complexo trabalho de investigação policial, realizou a prisão de L.A.B (65 anos) pela prática, na qualidade de autor intelectual (“mandante”), do crime de homicídio qualificado (art. 121, I e IV, do Código Penal) em face da vítima Sergio Roberto Lezan, fato ocorrido no dia 14/06/2022.


Sergio Roberto Lezan foi assassinado no dia 14/06/2022, por volta das 11h40min, na região central do Município de Major Vieira-SC, na frente do Ginásio de Esportes, quando estava entrando em seu veículo. A vítima foi abordada por dois indivíduos que chegaram até o local utilizando uma motocicleta Honda CG 125 Titan Ks, cor verde.

Na ocasião, Lezan foi atingido por ao menos quatro disparos de arma de fogo, tendo entrado em estado de óbito ainda no local em virtude de traumatismo crânioencefálico.
Imperioso destacar que a equipe da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, cuja atribuição é a investigação de fatos criminosos marcados pela vultuosa gravidade e complexidade, esteve no local do crime desde os primeiros momentos da descoberta da prática criminosa, sendo o último órgão da segurança pública a deixar o local, ante a necessidade de análise detalhada do local dos fatos e suas adjacências, eis que investigações criminais de elevada complexidade são solucionadas a partir de detalhes quase imperceptíveis para pessoas que não tenham intimidade com o procedimento de investigação.


Tendo em vista as diligências iniciais encetadas pelos investigadores da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas-SC e pelos policiais da Agência de Inteligência do 3° BPM, ainda no dia 14/06/2022 procedeu-se à lavratura de auto de prisão em flagrante delito em face de A.C (31 anos), responsável por realizar os disparos de arma de fogo em face da vítima, o qual estava em posse da motocicleta utilizada pela dupla criminosa no momento de sua abordagem e identificação.


Ato contínuo, de posse de informações referentes a origem e destino da motocicleta utilizada durante a prática criminosa, no dia 15/06/2022 representou-se pela prisão temporária de J.S (26 anos), o qual foi encontrado e capturado empreendendo fuga pelo município de Papanduva.

Este indivíduo foi responsável por auxiliar no recrutamento dos executores, por realizar a compra e pagamento da motocicleta utilizada por eles para deslocamento até o local do crime e posteriormente para empreender fuga e por fornecer armas de fogo para o bando criminoso.


Após, ante a análise da dinâmica delitiva e indicativos da participação de outras pessoas, a equipe da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, através de investigação realizada por meios cibernéticos, obteve sucesso em angariar robustos elementos informativos de autoria delitiva e em identificar outros três participantes da trama criminosa.

Durante as investigações foram ofertadas perante o Poder Judiciário aproximadamente 35 representações, realizadas a análise de mais de 500 horas de gravações de câmeras de vídeo monitoramento, e analisadas aproximadamente 200 mil páginas de laudos periciais de extração de dados e demais de 500 horas , dentre outras diversas diligências.


Assim, no dia 09/07/2022, foi dado cumprimento a mandado de prisão temporária expedido em face de D.P (41 anos), um dos “mandantes” do crime, responsável por indiretamente financiar a ação criminosa, contratar J.S (26 anos) e oferecer seus veículos para que a vítima fosse monitorada por pelo menos 3 dias pelos criminosos.


No dia 19/06/2022, após correta identificação e qualificação, realizou-se o cumprimento de mandado de prisão temporária expedido em face de S.C. (24 anos), responsável por pilotar a motocicleta e levar o assassino (responsável por efetuar os disparos de arma de fogo) até o encontro da vítima no dia 14/06/2022 e, também, por auxiliar nos monitoramentos da vítima e de sua residência nos dias antecedentes ao crime.


Em seguida, após a adoção de novos métodos de investigação, foi possível identificar a pessoa que financiou toda dinâmica delitiva, tratando-se de L.A.B. (65 anos), capturado e preso na tarde de ontem.

Constatou-se, inclusive, que L.A.B. estava utilizando seu vasto poder econômico para financiar a defesa jurídica de D.P, com nítido intuito de manter os demais autores e participes calados, com o espeque de assegurar a sua impunidade.


Ainda, durante a investigação foi realizada a prisão de outras 3 pessoas, responsáveis pela prática dos crimes descritos nos artigos 348 e 349 do Código Penal (favorecimento pessoal e favorecimento real) e art. 12 da Lei 10.826/2003.


Também, procedeu-se a apreensão de duas armas de fogo e diversos projéteis intactos de arma de fogo, bem como, a apreensão da motocicleta e dos dois veículos utilizados para o monitoramento da vítima.


Nos próximos dias, a investigação será finalizada, formalizada e o inquérito policial será encaminhado para a análise do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *