Já estão na Fiocruz 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca que chegaram da Índia

A Fiocruz recebeu hoje (23/2) mais dois milhões de doses prontas da vacina Covid-19, provenientes do Instituto Serum, da Índia.

As vacinas chegaram pela manhã no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e depois seguiram para Rio de Janeiro. Em Bio-Manguinhos/Fiocruz vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde/Fiocruz. O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira. As vacinas serão, então, entregues ao Ministério da Saúde para distribuição por todo o país.

A negociação com a AstraZeneca e o Instituto Serum incluiu a aquisição de um total de dez milhões de vacinas importadas. O restante de oito milhões de doses será importado ao longo dos próximos dois meses, em cronograma ainda a confirmar. A importação de doses prontas da vacina é uma estratégia da Fiocruz paralela à produção de imunizantes – também já iniciada – para acelerar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Fonte: Fiocruz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *