Título de Capital da Cultura Polonesa, proposta por Bacil para São Mateus do Sul, é votado na Alep

Usando sua representatividade política e defendendo a tradição, cultura e história de São Mateus do Sul, o deputado estadual Emerson Bacil apresentou, ano passado, o Projeto de Lei nº 535/2020. A proposição oficializa o município como Capital Paranaense da Cultura Polonesa, por meio de um título, e insere a Festa Tradycjie Polskie no calendário estadual de eventos do Paraná. O deputado Evandro Araújo é coautor do projeto.

De acordo com a proposição, anualmente o último sábado de agosto é data da Tradycjie Polskie. “Um dia reservado para rememorar a grandeza deste povo, seus feitos desde a mudança para o Brasil e as permanências. Sou filho de mãe polonesa, a dona Anastácia, da família Gielinski. Tenho sangue polonês e nasci em São Mateus do Sul. O projeto oficializa nossa memória, cultura e história”, explica Bacil.

O deputado explica que a demanda partiu de lideranças locais e defensores da cultura polonesa e, ao receber a proposição, buscou encaminhar para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Nesta segunda-feira (30/06) foi votada em 2º turno, com parecer favorável tanto da Comissão de Cultura quanto da Comissão de Constituição e Justiça.

“Falamos muito sobre nossa história e da Terra dos Poloneses. Com a implementação desta Lei fica imortalizada esta identidade que é nossa, dos são-mateuenses”, acrescenta o deputado Bacil. O intuito da proposição é de, além do reconhecimento, potencializar a economia por meio do turismo, com base neste atrativo municipal via Lei Estadual. “Da mesma forma a Tradycjie Polskie que é parte da nossa identidade”, acrescenta.

Bacil tem puxado o trabalho no campo da Cultura e Turismo a partir de lideranças locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *