São Mateus do Sul se torna Capital Polonesa do Paraná por Lei do deputado Bacil

São Mateus do Sul se torna Capital Polonesa do Paraná por Lei do deputado Bacil

Agosto 25, 2021 0 Por ClicSulNews

A Lei Estadual 20.655/2021 concede ao município de São Mateus do Sul o título de Capital Paranaense Polonesa, em reconhecimento à história da etnia eslava que imigrou para o Brasil e mantém traços culturais, históricos, religiosos e dos saberes no município. São mais de 130 anos da vinda dos poloneses e povoamento da região, agora reconhecidos oficialmente pelo Governo do Paraná, na proposição do deputado estadual Emerson Bacil.

“Nós estamos acostumados com a dança, música polonesa, culinária, arquitetura, até com a língua falada. São Mateus do Sul é lembrado por essas características, por esse legado, presente nas igrejas, na fé e cultura do povo, mas não existia a Lei para oficializar e imortalizar tudo isso. É nossa história são-mateuense que se concretiza, nosso orgulho e nossas raízes, agora de forma oficial no Paraná e no Brasil”, destaca o deputado Bacil.

O título será entregue no próximo sábado (28/08) às 15g, justamente dentro do plantel festivo: II Polskie Smaki, organizado pelo Grupo Karolinka e pelo Rotary, com apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, ACIASMS, CODESAMAS, CDL e Aiqfome. Tendo ainda, colaboração na divulgação de Levante Fotografia e Comunicação, Rádio Cultura Sul FM, Rádio Difusora do Xisto e Portal Ourovivo.

Também contribuem para o evento toda a comunidades e as instituições de promoção da cultura polonesa de São Mateus do Sul: Braspol, Cepom, comunidades da Água Branca e Colônia Iguaçu. “Fico feliz porque vemos a nossa cultura presente, viva e forte. Entendo que a Lei vai proteger esses valores em memória das pessoas que firmaram raízes e deram suas contribuições para a formação do município”, reforça o deputado Bacil.

A Lei 20.655, no seu Art. 2º, insere no Calendário Oficial de Eventos no Estado do Paraná a Festa “Tradyejie Polskie”, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de agosto. “Além da oficialização, nosso objetivo é de valorizar essas riquezas e essa cultura, manter esse legado. Estando no mandato tiver a oportunidade de colocar isso na legislação estadual, em respeito ao nosso povo que está presente em São Mateus do Sul e região”, frisa Bacil.

Para o deputado, é fundamental que as pessoas, obviamente respeitando as regras sanitárias e as determinações em Saúde Pública em tempos de pandemia, participem das atividades culturais. “Convido as pessoas para entrarem nesse clima, valorizando nossa cultura, os poloneses e colaborando com as instituições que são os vetores da manutenção e preservação do nosso patrimônio cultural e tradições”, completa o deputado Bacil.