São Mateus do Sul se torna Capital Polonesa do Paraná por Lei do deputado Bacil

A Lei Estadual 20.655/2021 concede ao município de São Mateus do Sul o título de Capital Paranaense Polonesa, em reconhecimento à história da etnia eslava que imigrou para o Brasil e mantém traços culturais, históricos, religiosos e dos saberes no município. São mais de 130 anos da vinda dos poloneses e povoamento da região, agora reconhecidos oficialmente pelo Governo do Paraná, na proposição do deputado estadual Emerson Bacil.

“Nós estamos acostumados com a dança, música polonesa, culinária, arquitetura, até com a língua falada. São Mateus do Sul é lembrado por essas características, por esse legado, presente nas igrejas, na fé e cultura do povo, mas não existia a Lei para oficializar e imortalizar tudo isso. É nossa história são-mateuense que se concretiza, nosso orgulho e nossas raízes, agora de forma oficial no Paraná e no Brasil”, destaca o deputado Bacil.

O título será entregue no próximo sábado (28/08) às 15g, justamente dentro do plantel festivo: II Polskie Smaki, organizado pelo Grupo Karolinka e pelo Rotary, com apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul, ACIASMS, CODESAMAS, CDL e Aiqfome. Tendo ainda, colaboração na divulgação de Levante Fotografia e Comunicação, Rádio Cultura Sul FM, Rádio Difusora do Xisto e Portal Ourovivo.

Também contribuem para o evento toda a comunidades e as instituições de promoção da cultura polonesa de São Mateus do Sul: Braspol, Cepom, comunidades da Água Branca e Colônia Iguaçu. “Fico feliz porque vemos a nossa cultura presente, viva e forte. Entendo que a Lei vai proteger esses valores em memória das pessoas que firmaram raízes e deram suas contribuições para a formação do município”, reforça o deputado Bacil.

A Lei 20.655, no seu Art. 2º, insere no Calendário Oficial de Eventos no Estado do Paraná a Festa “Tradyejie Polskie”, a ser realizada anualmente no último sábado do mês de agosto. “Além da oficialização, nosso objetivo é de valorizar essas riquezas e essa cultura, manter esse legado. Estando no mandato tiver a oportunidade de colocar isso na legislação estadual, em respeito ao nosso povo que está presente em São Mateus do Sul e região”, frisa Bacil.

Para o deputado, é fundamental que as pessoas, obviamente respeitando as regras sanitárias e as determinações em Saúde Pública em tempos de pandemia, participem das atividades culturais. “Convido as pessoas para entrarem nesse clima, valorizando nossa cultura, os poloneses e colaborando com as instituições que são os vetores da manutenção e preservação do nosso patrimônio cultural e tradições”, completa o deputado Bacil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *