Policia prende acusados pela morte do radialista em Canoinhas

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas-SC, em operação conjunta com a Agência de Inteligência do 3º BPM, coordenada pelo Delegado de Polícia Civil Darci Nadal Junior, após árduo e complexo trabalho de investigação policial, realizou a prisão dos dois autores responsáveis pela morte do jornalista Paulo Ricardo Ferreira, fato ocorrido no dia 24/07/2022, por volta das 04h20min.


Imperioso destacar que a equipe da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, cuja atribuição é a investigação de fatos criminosos marcados pela vultuosa gravidade e complexidade, esteve no local do crime desde os primeiros momentos da descoberta da prática criminosa, sendo o último órgão da segurança pública a deixar o local, tendo em vista a necessidade de analise detalhada do local dos fatos e suas adjacências, eis que investigações criminais de elevada complexidade são solucionadas a partir de detalhes quase imperceptíveis para pessoas que não tenham intimidade com o procedimento de investigação.


A complexidade da investigação está diretamente ligada a todas as circunstâncias relacionadas a morte de Paulo Ricardo Ferreira, como, por exemplo, o local onde estava quando encontrou a dupla criminosa, o horário da prática do delito (fator complicador pois praticamente elimina a hipótese de existência de testemunhas presenciais), o local ode foi praticado o crime (local afastado e isolado das áreas urbanas, inclusive sem sinal de aparelhos telefônicos), bem como, a ausência de preservação do local do crime, eis que quando a Polícia Civil, a Polícia Cientifica e a Polícia Militar chegaram no Parque de Exposições, o local da prática do crime não estava preservado, até mesmo a câmera fotográfica da vítima, que poderia conter impressões digitais dos autores ou amostras para comparação genética, já havia sido manuseada – inviabilizando assim a coleta de qualquer elemento informativo a partir de exames nesse objeto.


Desta forma, após a análise com base na Metodologia de investigação policial dos Círculos Concêntricos, foi possível determinar precisamente os locais que a vítima frequentou e, ainda, os trajetos utilizados por ela para deslocamento pela área urbana do Município de Canoinhas na madrugada do dia 24/07/2022.
Desta maneira, determinou-se o momento exato em que a vítima, ainda na região central da Cidade, encontrou os dois criminosos e posteriormente embarcaram em seu veículo sentido Centro De Exposições.


Por meio da análise de câmeras de vídeo monitoramento e de técnicas de engenharia social, os suspeitos foram precisamente identificados e qualificados, razão pela qual inicialmente representou-se ao Poder Judiciário pela expedição de mandados de busca e apreensão. Durante os cumprimentos dos mandados de busca e apreensão os policiais da Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas, com o apoio da Agência de Inteligência do 3º BPM, lograram êxito em encontrar as roupas utilizadas pelos dois autores durante a prática delituosa.
A motivação do crime é eminentemente patrimonial, do ponto de vista investigativo não há qualquer duvida de que a dupla criminosa estava perambulando pelas ruas da região central de Canoinhas com a finalidade de encontrar uma vítima para o cometimento de crimes patrimoniais.

Desta forma, devido a inexistência de qualquer indicio, descarta-se a participação de autores intelectuais ou a motivação política para a prática o ato criminoso.
Destaque-se que a análise de imagens de videomonitoramento, ao contrário do que fora afirmado nos últimos dias por alguns comunicadores amadores, não é tarefa simples, sendo necessário primeiramente determinar a localização geográfica da vítima para em seguida verificar a existência e a localização de eventuais equipamentos de captação de imagens, para posteriormente requisitar os arquivos, fazer o download das imagens, determinar o horário do crime e, por derradeiro, realizar efetivamente a análise de imagens.

Ainda, a análise de imagens exige que conjuntamente utilize-se diversas técnicas de investigação, com o espeque de que se possa qualificar corretamente a pessoa que aparece nas imagens.
Ato contínuo, utilizando-se técnicas de investigação por meios cibernéticos, localizou-se o telefone subtraído da vítima na noite do crime na residência de um terceiro indivíduo.


Assim, no dia 01/08/2022 representou-se pela decretação da prisão temporária de F.S.B (20 anos), J.V.F.S (21 anos) e de T.T.S (32 anos) pela prática do crime descrito no art. 157, §3, II, do Código Penal, cuja pena em abstrato orbita de 20 a 30 anos de prisão, sendo que todos os mandados foram cumpridos no dia 03/08/2022 após intenso trabalho para localizar os criminosos.
Ao longo da investigação, realizou-se o cumprimento de 8 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão temporária.


Nos próximos dias, a investigação será finalizada, formalizada e o inquérito policial será encaminhado para a análise do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *